quarta-feira, 9 de maio de 2007

iraque



O Departamento de Defesa dos Estados Unidos notificou mais de 35.000 soldados e fuzileiros navais para estarem preparados para ir ao Iraque no segundo semestre, decisão que permitirá aos comandantes militares manter a escalada no número de tropas até o fim do ano, se necessário.O porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, disse que as ordens de mobilização, assinadas pelo secretário Robert Gates, não significa que as Forças Armadas decidiram manter o nível ampliado de tropas, 20 brigadas, até dezembro. Cada brigada comporta cerca de 3,5 mil homens.
Em vez disso, a decisão dá ao Pentágono, segundo o porta-voz, a capacidade de manter o nível até o fim do ano. A substituição de forças, disse Whitman, dará aos comandantes no Iraque flexibilidade para completar a missão. No início do ano, o presidente George W. Bush ordenou que cerca de 30.000 homens fossem enviados ao Iraque, num esforço para sufocar a crescente violência, principalmente nos arredores de Bagdá.
Gates e a liderança militar afirmam que os comandantes no Iraque farão recomendações, em setembro, sobre se a escalada de tropas foi bem-sucedida, se ela deve continuar ou se os soldados podem voltar para casa. O Congresso americano vem ampliando a pressão sobre Bush para que a retirada de tropas tenha início ainda neste ano. Bush vetou uma dotação de US$ 124,2 bilhões para a guerra, porque a autorização de gasto continha um dispositivo determinando o retorno dos soldados a partir de outubro. Segundo o Exército, as novas brigadas de combate cumprirão turnos de serviço no Iraque poderão durar até 15 meses.

Nenhum comentário: