sexta-feira, 10 de agosto de 2007

carta dos trabalhadores do incra

Aos movimentos sociais
Leia o manifesto dos servidores públicos federais do Incra do Tocantins


Nós, servidores públicos do INCRA no Tocantins, gostaríamos de expressar nossa imensa esperança e satisfação referente ao apoio dos movimentos sociais ao nosso pleito de reinvidicações perante o governo.

Avaliamos que, se por um lado, temos muito a lamentar pela lentidão governista no processo de negociação e no descaso para com a Reforma Agrária como um todo, podemos, outrossim, entender que nesse momento está para se construir uma aliança histórica entre servidores públicos e movimentos sociais, dito de outra forma, uma verdadeira aliança entre o campo e a cidade!!!

Tal aliança, na nossa reflexão, significa um verdadeiro golpe contra o caráter burguês do Estado brasileiro. Agora o que significa Estado burguês? A grosso modo, entendemos que é um Estado que não atende aos anseios do seu povo, que não está comprometido com a justiça social e é organizado de forma excessivamente hierárquica e burocrática. Em especial, nesse ultimo sentido, o servidor público “serve” mais ao poder (governo) e menos ao interesse público (povo).

Declaramos aos trabalhadores do campo, que nós, Servidores Públicos, queremos nossa dignidade e valor concretizados, mas queremos e lutamos, acima de tudo, para que possamos servir ao nosso povo de fato! Servir ao povo significa cumprir uma reforma agrária séria, competente, de qualidade, na exata medida das reinvidicações dos movimentos sociais, e significa, em ultima análise, termos condições plenas de cumprir nosso mandato institucional maior, a saber, o art. 3° da Constituição da República Federativa do Brasil:

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Temos muito orgulho pelos vários momentos nos quais os movimentos sociais mostraram solidariedade e consciência da importância da nossa luta, como nas manifestações em Brasília, nos atos em diferentes estados, e em especial na sua participação na mesa de negociação do dia 24 de julho de 2007, data inesquecível para todos nós!

Queremos ainda ressaltar que a luta dos Servidores do INCRA é também mais um capítulo ou batalha da luta histórica de todos os trabalhadores, seja do campo ou da cidade, pela emancipação social. Aqui está em jogo a opção por um Estado ainda mais burguês, ou por Estado que se aproxime dos ideais democráticos de justiça social e presteza no atendimento do interesse público; Está em jogo o direito histórico, conquistado com o sangue e o suor de milhares, senão milhões de trabalhadores mundo afora, que é justamente o direito de GREVE! Está em jogo o compromisso desse governo em cumprir, efetivamente, a pauta de Reforma Agrária pela qual lutam os movimentos sociais deste país.

Saibam trabalhadores do campo, movimentos sociais, enfim, todos que lutam e acreditam num futuro mais próspero para nosso povo, que a conquista dos servidores públicos será conquista também de TODOS VOCÊS!!

Nessa greve, nós servidores do INCRA, em cada estado, em cada superintendência, passamos a refletir seriamente sobre tudo o que vem acontecendo na nossa instituição e na Reforma Agrária como um todo. Entendemos perfeitamente que as milhares de famílias assentadas, em conjunto com outros milhares ou milhões de trabalhadores sem terra, ainda não encontram uma política pública agrária a altura dos seus anseios e necessidades. Com isso, podemos ainda declarar que, ao conquistar nosso direito de ser valorizado com uma carreira decente, e ao conquistar nossa dignidade de podermos ter orgulho de ser Servidor Público do INCRA, haverá um impacto ainda maior no que diz respeito a nossa motivação e compromisso de assumirmos a agenda da Reforma Agrária como agenda nossa também. Dessa forma, a Reforma Agrária passará para um status maior do que o de um compromisso de governo, mas sim como uma verdadeira política de Estado, de justiça social!

Todos nós entendemos que direitos não são dádivas, mas sempre CONQUISTAS!! E cada conquista de um coletivo dos trabalhadores, é mais uma conquista fundamental do conjunto dos trabalhadores!

Nossos agradecimentos, e esperanças nos frutos que virão desta aliança!!

Assinado: Servidores Públicos Federais do INCRA do Tocantins, que também são trabalhadores e cidadãos deste país!!
Declaração aprovada em assembléia no dia 25 de julho de 2007.

Palmas, 25 de julho de 2007

Nenhum comentário: