sábado, 31 de março de 2007

QUANTO EH?

REVISTA"QUANTO EH" TRÁS UMA REPORTAGEM EXCLUSIVA DO ASSASSINATO DE CHE!


04/04/2007
MOMENTOS FINAIS Na última fotografia em vida, Che Guevara é conduzido pelo agente da CIA Felix Ismael Rodríguez
(à esq.), que hoje vive em Miami
Uma vida em seis tempos
A maldição do Che

EXCLUSIVO
Revelações dos
algozes de Che Guevara
A versão dos homens que lideraram
a caçada ao revolucionário l Os restos
mortais do guerrilheiro não estão em
Cuba l Os últimos diálogos antes
da execução
Por Leonardo Attuch,
enviado especial a Miami

Na manhã do dia 9 de outubro de 1967, Ernesto Guevara de La Serna, conhecido como “el Che”, em nada lembrava o guerrilheiro altivo e sonhador captado pelas lentes do fotógrafo Alberto Korda. Ao contrário, o argentino Che estava sujo, abatido e a sua aparência, aos 39 anos, era a de um mendigo em farrapos. Ao seu lado, com uma ponta de satisfação no olhar, um jovem de 25 anos exibia sua presa.

Era o cubano Felix Ismael Rodríguez, que foi recrutado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos para caçar Guevara na selva boliviana. “Comandante, mire al pajarito”, brincou Felix, antes daquela que seria a última imagem de Che ainda vivo. Às 13h10 do mesmo dia, ele foi executado, com um tiro no peito, pelo sargento boliviano Mario Terán. Passados quase 40 anos, Felix, ex-agente da CIA, recebeu a reportagem de ISTOÉ em Miami. Reduto dos 700 mil exilados cubanos na Flórida, a cidade vive a expectativa pela morte de Fidel Castro, gravemente enfermo. “Eu me lembro perfeitamente daquele diálogo com Che”, conta Felix. A penúltima afirmação que saiu dos lábios do guerrilheiro veio recheada de ironia. “Diga a Fidel que logo verá uma revolução triunfante na América.” El Che capturado se sentia traído e abandonado pelo ex-companheiro da Sierra Maestra. A segunda e derradeira frase do guerrilheiro lhe pareceu sincera. “Diga à minha esposa que volte a se casar e trate de ser feliz.” Em seguida, houve um breve aperto de mãos, antes do disparo fatal do sargento Terán. “Che morreu com dignidade”, conta Felix, que atribui a decisão de matá-lo ao Exército boliviano, e não à CIA. “Ele valeria mais vivo do que morto.”

EXPOSIÇÃO MACABRA O corpo de Guevara ficou exposto no Hospital Nuestro Señor de Malta, em Vallegrande, onde foi visto por milhares de pessoas. Os olhos estavam arregalados, mas a expressão era serena. Muitos camponeses o compararam a Jesus Cristo. Era o início do mito do Che
ISTOÉ também entrevistou outro algoz de Che Guevara. É Gustavo Villoldo, 71 anos, que liderou a expedição da CIA, na Bolívia, em 1967. Do relato de ambos, emerge uma história surpreendente: a que o corpo do guerrilheiro não estaria enterrado no mausoléu de Santa Clara, em Cuba, como diz a história oficial, mas sim numa vala comum em Vallegrande, na Bolívia. “Só eu sei onde estão as coordenadas geográficas”, garantiu Villoldo, que enterrou Che, à ISTOÉ. Ele está disposto a provar o que diz. E essa busca pode ter paralelos com a história de sua conterrânea Evita Perón, cujo corpo perambulou por vários países até ser definitivamente enterrado no bairro da Recoleta, em Buenos Aires.

Assim como no caso de Evita, uma busca pelos restos mortais do guerrilheiro poderá alimentar ainda mais o mito. E hoje, paradoxalmente, a marca Che Guevara é uma das mais valiosas do capitalismo moderno. Está estampada em milhões de camisetas, bonés, bandanas, ímãs de geladeira e – mais importante do que isso – permanece viva no ideário de milhões de jovens sonhadores. “Eles não conhecem nada sobre o verdadeiro Che”, lamenta Felix, que também participou da fracassada tentativa de derrubar o regime castrista em 1961, na invasão da Baía dos Porcos, com a Brigada 2506. “Foi uma das figuras mais cruéis que o século XX produziu.” Uma das histórias que Felix jamais esqueceu é a de um adolescente que havia pichado um muro em Havana com os dizeres “Abajo Fidel”. Dias depois, ele foi sentenciado à morte e sua mãe procurou Che, dizendo que o filho jamais repetiria tal ofensa. Era uma segunda-feira e a execução aconteceria quatro dias depois. O guerrilheiro, que àquela época era o segundo homem mais forte na hierarquia cubana, ouviu pacientemente os argumentos. A mãe, por instantes, pensou ter salvo a vida de seu filho. Foi então que Che se dirigiu a um oficial e disse: “Matem-no hoje para que esta mãe não tenha que esperar até sexta-feira.”

TESTEMUNHA Gustavo Villoldo presenciou o enterro de Guevara

Estimativas extraoficiais indicam que Che Guevara teria participado de cerca de 300 execuções em Cuba, onde viveu de 1959 a 1965. Ao deixar a ilha, ele primeiro viajou à África, onde tentou organizar grupos guerrilheiros no Congo. Depois, regressou à América Latina, com o propósito de liderar uma revolução na Bolívia que poderia se alastrar para países fronteiriços como o Peru, o Chile, a Argentina, o Paraguai e o próprio Brasil. Aqueles eram tempos de guerra fria e de extremismos, onde matar ou morrer por uma causa era algo que seduzia milhares de jovens. Na selva boliviana, porém, nada deu certo para o grupo de Guevara. Os revolucionários não ganharam a simpatia dos camponeses, na maioria índios quéchuas e aymarás, e um dos primeiros guerrilheiros a ser capturados foi o intelectual francês Régis Debray. Logo depois, seria a vez de Che. “Ele foi um monstro sanguinário, que matava com muito prazer”, diz Gustavo Villoldo, que também aparece nas fotos ao lado do corpo de Guevara, cuja imagem passou a ser comparada à de Jesus Cristo por camponeses bolivianos.

Villoldo foi uma das quatro pessoas que presenciaram o enterro do guerrilheiro, que teve suas mãos cortadas para que se fizesse o teste das digitais. Os outros três foram oficiais bolivianos. Trinta anos depois, no entanto, o governo Fidel Castro conseguiu um acordo com La Paz para que o corpo de Che fosse resgatado e transportado para o mausoléu de Cuba, onde recebe milhares de visitantes todos os anos. Agora, Villoldo não só está disposto a reabrir o caso como também diz ter uma prova. São os fios que cortou da vasta cabeleira do guerrilheiro e que guardou consigo durante décadas. E ele também lembra o fato de que, em 1967, dois corpos foram sepultados com o de Guevara. Em 1997, no entanto, o “Che” resgatado por Fidel saiu de uma tumba onde havia sete cadáveres. Além disso, o corpo seguiu para Havana sem que se fizesse um teste de DNA – bastou uma análise superficial da arcada dentária. “Mortos não se reproduzem”, ironiza Villoldo. “Quero que os quatro filhos dele possam saber onde realmente está seu pai”, aponta. Villoldo, porém, não pretende negociar com o regime cubano. “Posso voltar a Vallegrande, mas com a presença de legistas internacionais para que seja feito um teste sério de DNA.” Além dele, os jornalistas espanhóis Maite Rico e Bertrand de la Grande, que escreveram o livro Operación Che – historia de una mentira de Estado, contestam a versão cubana sobre o corpo do guerrilheiro. Ambos foram elogiados pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, que critica o culto quase fanático ao guerrilheiro latino.

O XODÓ DA INTELLIGENTSIA Intelectuais de esquerda como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir foram a Cuba apoiar a revolução. Para eles, Che personificava a idéia do “homem novo”

Em Miami, tanto Felix Rodríguez como Gustavo Villoldo observam de perto a agonia de Fidel Castro, assim como os milhares de cubanos que vivem na cidade e se reúnem na Calle Ocho, que é o ponto principal da Little Havana. Felix imagina que, após a morte de Fidel, Cuba viverá uma transição inevitável para a democracia capitalista. Villoldo é mais cauteloso. Ele diz que Raúl Castro, meio-irmão de Fidel e hoje o líder máximo cubano, é um tipo pragmático, que tentará uma aproximação com os Estados Unidos. “Cuba necessita de dinheiro e o que ainda mantém vivo o regime é a ajuda da Venezuela”, diz ele. Segundo estimativas do Instituto para Estudos Cubanos e Cubano-Americanos (Iccas), Hugo Chávez transfere cerca de US$ 2,2 bilhões por ano a Havana. A isso, somam-se a receita com o turismo, declinante, e a ajuda de países como o Irã, a Rússia e a China. “Para reconstruir o país, seriam necessários US$ 60 bilhões”, diz Jaime Suchlicki, diretor do Iccas.

SÍMBOLO Mausoléu em Santa Clara, onde estariam os restos de Guevara

Fidel e Raúl Castro hoje lutam contra os limites biológicos. O primeiro tem 80 anos e o segundo já está com 76. Em Cuba, há até quem aposte que Raúl morrerá primeiro. Outros prevêem que os irmãos irão transferir o poder para uma liderança militar ou para o civil Carlos Lage, que conduz a economia cubana. Che, no entanto, pertence a outra galeria de homens. É um mito que, apesar da face cruel, resiste ao tempo e ainda simboliza uma certa utopia latino-americana. Em 1955, ao se juntar a Fidel, ele escreveu uma carta aos pais, citando versos do poeta turco Nazim Hikmet. “A partir de agora, não considerem minha morte uma frustração. Se ao menos eu puder, como Hikmet, não levar à minha tumba apenas o tédio de um canto inacabado...” Sua vida, por certo, não foi tediosa. Mas agora, no entanto, ele começa a ser exumado.


lutas




total apoio aos controladores ,greve direito dos trabalhadores!

sexta-feira, 30 de março de 2007

maiakovski


O QUE ACONTECEU COMIGO As esquadras acodem ao porto. O trem corre para as estações. Eu, mais depressa ainda, vou a ti, atraído, arrebatado, pois que te amo. Assim como se apeia o avarento cavaleiro de Púchkin alegre por encafuar-se em seu sótão, assim eu regresso a ti, amada, com o coração encantado de mim. Ficais contentes de retornar à casa. Ali vos livrais da sujeira, raspando-vos, lavando-vos, fazendo a barba. Assim retorno eu a ti. Por acaso, indo a ti não volto à minha casa? Gente terrena ao seio da terra volta. Sempre volvemos à nossa meta final. Assim eu, em tua direção me inclino apenas nos separamos mal acabamos de nos ver.

quinta-feira, 29 de março de 2007

CONLUTAS


QUERO MEU SINDICATO NA CONLUTAS!
CUT CHAPA BRANCA!

greve


POLÍCIA FEDERAL ENCERRA PARALISAÇÃO SEM AUMENTO SALARIAL!

quarta-feira, 28 de março de 2007

fotos do encontro contra as reformas de lula!









encontro foi um sucesso!

lula


SALÁRIO DE LULA VAI PRA R$ 21MIL! MELHOROU ,HEIN???

terça-feira, 27 de março de 2007

ACIMA DA INFLAÇÃO



Preço dos remédios sobe mais que inflação, aponta FGV!

SÓ NÃO SOBE NOSSO SALÁRIO!

LUTAS


AGENDA DE LUTAS DE SUA CATEGORIA,PODE POSTAR EM COMENTÁRIO QUE FICA NA AGENDA! BLZ?

solidariedade



do blog do komuna
Ex-candidata do PSTU nas últimas eleições sofre perseguição política no Rio de Janeiro






da redação


• A professora e militante do PSTU Dayse Oliveira, candidata ao parlamento nas eleições de 2006, vem sendo vítima de perseguição política no Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Educação sinalizou a transferência de Dayse da escola em que dá aulas em Niterói. O argumento utilizado é justamente o fato de ela ter sido candidata.

Dayse é conhecida pela luta incansável contra a opressão e pela construção de uma sociedade socialista. Essa é mais uma tentativa de frear a atuação dos lutadores e deve ser repudiada por todos os ativistas e entidades combativas.

O Grupo de Trabalho de Negros e Negras da Conlutas elaborou uma moção de solidariedade que está sendo enviada a todas as entidades do movimento. Abaixo, publicamos o texto na íntegra e os endereços de e-mail para protestar contra essa arbitrariedade.


Moção de solidariedade à companheira Dayse Oliveira

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) repudia a tentativa, ainda não formalizada, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de remover a professora Dayse Oliveira de sua escola de Lotação Colégio Estadual Raul Vidal em Niterói, pelo fato de te sido candidata nas últimas eleições.

Isso é uma arbitrariedade, pois a companheira não só está em sala de aula, como também, segundo a atual legislação, quem se candidata não pode sofrer prejuízos ou retaliações.

Exigimos a manutenção da companheira em suas funções, pois tais fatos agridem a democracia e o respeito à liberdade e autonomia política.

São Paulo, 25 de março de 2007



ENVIAR MENSAGENS DE PROTESTO PARA:
  • Nelson Maculan Filho
    Secretário de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro
    Tel.: (21) 2299 3607
    E-mail: see@see.rj.gov.br

  • Coordenadoria Metropolitana VIII da Secretaria Estadual de Educação (RJ)
    Rua José Clemente, nº 17, Centro, Niterói – RJ – CEP 24200 020
    Fax: (21) 2722 1690
    E-mail: coordmetro8@see.rj.gov.br

  • Colégio Raul Vidal
    Rua Feliciano Sodré, 21, Centro, Niterói – RJ

    COM CÓPIAS PARA:
  • Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ (Sepe/RJ)
    Departamento Jurídico: sepejuridico@veloxmail.com.br
    Secretaria: sepesecretaria@veloxmail.com.br
    Assessoria de Imprensa: seperj@veloxmail.com.br

  • Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas)
    Secretaria Nacional: secretaria@conlutas.org.br

  • site: pstu



    segunda-feira, 26 de março de 2007

    REFORMAS


    HOJE,26/03, PLENÁRIA NACIONAL CONTRA A REFORMA UNIVERSITÁRIA E EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

    TOMA LÁ DÁ CÁ



    PT e PMDB agora miram Banco do Brasil, Casa da Moeda e Caixa!

    PELA REVOGABILIDADE DOS MANDATOS!

    domingo, 25 de março de 2007

    encontro contra as reformas.! VEJA COBERTURA NO BLOG MOLOTOV


    COBERTURA COMPLETA BLOG MOLOTOV

    REFORMAS



    ACOMPANHEM O ENCONTRO PELO BLOG MOLOTOV!

    REFORMAS



    25/03 ENCONTRO NACIONAL CONTRA AS REFORMAS NEOLIBERAIS DE LULA!
    PARTICIPEM!!
    ACOMPANHEM O ATO PELO BLOG MOLOTOV!

    sábado, 24 de março de 2007

    AUMENTO



    AUMENTO PARA O MÍNIMO!!!


    REPASSANDO BLOG DO KOMUNA